Legalidade = burrice?
Uma quantidade enorme de sujeitos hoje em dia nunca comprou algo legal (que não ilegal, seu nub). Falo de jogos, CDs, DVDs. E o pior é que eles se acham incríveis. "Mwhahaha nunca comprei nada, só vou no camelô, já economizei mil pila"; "tu compra original? bwhahaha que fracassado". Coisas comuns de se ouvir. No final fica a idéia de que agir na legalidade é burrice, o negócio é no piratex.
Quando tu compra algo pirata, para onde vai o dinheiro? Para um chinês qualquer. Já o original tem que cobrir gastos, enormes no caso de jogos: PCs (equipamentos, softwares legalizados), escritórios, marketing, salários, luz, telefone, etc ("omg é só um disquinho qualquer"). Não é pouca coisa. Logo, é comum empresas quebrarem. Com filmes os gastos também são enormes às vezes, mas geralmente tudo já foi pago com as bilheterias. E os chineses continuam lucrando nas costas dos outros.
Eu não quero dizer que o negócio é ser 100% legal/original, até porque na realidade do Brasil isso é impossível. Alguém compra Windows original? Acho que só empresa, e olhe lá. Mas custa, uma vez ou outra, comprar algo decente?
Por exemplo. Recentemente adqüiri o jogo para PC StarCraft + SC Brood War, 40 reais. Das pessoas para quem falei isso, 90% delas fizeram comentários do tipo: "40 reais? Se mata"; "Pra que original? Pffff"; "Pra que isso? É a mesma coisa que baixar/comprar na esquina"; "pagar isso por dois cedezinhos? bah", coisas assim. Agora você mesmo pode estar se dizendo algo assim. Por que, afinal, comprar o original? Eu dou alguns motivos que, pelo menos para mim, são válidos.
- Eu gosto do jogo - antes eu pensava que SC era jogo de naves ou coisa assim. Até que um dia, sem nada para fazer (e com um espaço sobrando no HD), resolvi baixar o tal lite de 20MB. Aos poucos fui virando devoto do jogo. Até que um dia eu me estressei que ninguém mais jogava e deletei (na verdade, deletei mais porque precisava de espaço). Então fui pesquisar em sites de venda e achei ele lá, e então quis comprar para voltar a jogar, e não usar o diabo da versão lite ripada até os ossos.
- Tá barato - quem quiser jogos originais por 10 reais (ou dólares) vá para os EUA e espere uns dois ou três anos se passarem do lançamento. Não que eu não gostaria, mas tenho consciência de que o Brasil é uma desgraça para as softhouses. Empresas que produzem quase que só para consoles nem chegam perto daqui. Os motivos são básicos: impostos e pirataria. Enfim, continuando, o jogo custa 40 reais, incluindo a expansão Brood War. O povo parece que só gosta dos "JOGOS DO MOMENTO AEWLZ111!!", que sempre tão 99 conto. Agora olhe os mais "antigos". Coisas do tipo Need For Speed Underground, Medal of Honor Allied Assault e Half Life custam 30 reais. Eu sei que a moda é NFS Most Wanted, MOH Pacific Assault, HL2, mas isso faz com que os antigos sejam ruins? Para quem nunca jogou tem aí uma oportunidade, e quem já, pode fazê-lo de novo, e dessa vez sem viadagens de crack e afins.
- CD-Key - confesso que esse não foi um dos principais motivos que me levaram a comprar, mas para alguns é o principal. Com o CD-Key você não precisa se bater atrás de servidores piratas da vida, é só entrar na battle.net (no caso da Blizzard) e tudo feito.
- O prazer de ter o original - esse provavelmente é o tópico que mais fará os indivíduos que citei lá no começo começarem a chiar. Eu simplesmente gosto de ter o original. Tudo embalado certinho, CDs sem defeitos ou bugs escrotos, manual bonitinho. Me sinto bem com a caixa na mão. Não sem explicar bem, mas é isso. Podem falar à vontade agora. :)
O mesmo eu faço com CDs de música e DVDs de filmes ou shows. Eu iria falar disso separadamente, mas deixo aqui mesmo. Tenho minhas bandas favoritas e tal, e dessas eu faço questão de comprar os CDs ou DVDs sempre que posso. "OMG que nub, já ouviu tudo mesmo". Eu acho que tenho pena de sujeitos que fazem comentários assim. "O CD é caro11!". De certa forma está certo. Mas o mesmo vale aqui: o Brasil é uma merda. A maior culpa do preço alto dos CDs são impostos, creio eu. Nos EUA a renda do povo é maior e os CDs custam 10 dólares. Quer mais? Mas enfim, a idéia também é pesquisar um pouco, às vezes o primeiro e único lugar onde você olha o preço pode ser muito maior que outro. Enfim, para DVDs de filmes é a mesma coisa (nota: o negócio é não comprar DVD no lançamento. Chegam a custar 50 ou 60 reais. Menos de um ano depois já estão por 20~40). Não tem muito a ver, mas nos EUA o padrão de televisão é 27 polegadas, e lá custam 200 dólares. Lembre-se sempre: além disso, a renda é maior. - O dinheiro é meu - esse não precisa de descrição.