sábado, dezembro 16, 2006

Vale a pena ver de novo?

AVISO: O texto abaixo é fortemente carregado com opiniões pessoais relativas ao cinema. Não tenha medo de discordar nos comentários.

Qualquer um que acompanhe com uma mínima assiduidade a indústria de cinema hollywoodiana já conhece a atual crise de criatividade pela qual os estúdios andam passando, e já perceberam a conseqüente onda de revivals de franquias e de remakes de antigos sucessos; de coisas realmente novas, se vê muito pouco.

Antes de continuar, ressalto que o texto a seguir se refere às produções mainstream de Hollywood. No circuito alternativo e mesmo no hollywoodiano não-tão-blockbuster ainda aparecem algumas produções muito boas - entre os que assisti recentemente, destaco Lemming - Instinto Animal, O Ilusionista (com Edward Norton, o protagonista sem nome de Clube da Luta), Pequena Miss Sunshine (genial.), Edukators, de 2004 (uma palavra: ASSISTAM) e, claro, o novo de Almodóvar, Volver. Estando essa questão clara, voltemos ao assunto do texto.

Quando o assunto é ganhar dinheiro, os executivos de Hollywood tiram água de pedra. Afinal, se a idéia é boa, porque não aproveitá-la até realmente não dar mais? São pensamentos assim que fazem com que franquias que estavam muito bem guardadas na locadora, prontas para serem vistas e revistas, sejam revisitadas, e novas seqüências para elas sejam produzidas. Já não são recentes as notícias sobre a produção de Indiana Jones IV; a trilogia Um Tira da Pesada, aquela dos anos 80 com o Eddie Murphy, também está às margens de se tornar uma tetralogia; o sexto filme de Rocky, que se chamará Rocky Balboa, está prestes a estrear nos cinemas americanos; Rambo 4 já está mais do que confirmado; algum tempo atrás assistimos ao desnecessário e ridículo O Exorcista: O Início... Acho melhor parar por aí. Senão é capaz de vermos um De Volta Ao Futuro IV com um Michael J. Fox computadorizado.

Mais um parágrafo esclarecedor: não citei aqui 007 porque a franquia não foi "revivida", ela nunca chegou a morrer; e nem as prequels de Star Wars, pois elas já eram esperadas (pretendo escrever algo exclusivamente sobre elas no futuro).

Agora, os remakes. Quando alguém quer reviver uma franquia, mas não quer criar um filme novo, regrava-se que já existia. A lista aqui também é extensa, mas a situação é um pouco mais feliz; tivemos recentemente o excelente King Kong e... espera, a situação não é tão mais feliz assim. Alguém pode refrescar minha memória com bons remakes recentes? Tenho certeza que devem existir alguns, mas nenhum cruza minha mente no momento. Agora a coisa complica: existem boatos de um remake de Os Pássaros (depois do desastroso remake de Psicose, deveriam ter aprendido que com obras do Hitchcock não se mexe), estamos todos cansados de remakes que estragam bons terrores japoneses, como O Chamado e O Grito (pior terror teen que eu me lembro de ter assistido.), a refilmagem Poseidon é um filme extremamente desnecessário, Madrugada dos Mortos é um remake que não chega aos pés do original - zumbis que CORREM?! Ah, pelo amor de Romero. Isso pra não falar do remake de Edukators que está sendo planejado, cuja versão original já citei lá em cima. Norte-americanos parecem simplesmente incapazes de assistir a bons filmes estrangeiros sem que seja produzida uma versão "pipoca" com atores norte-americanos, onde os personagens falam inglês.

Outra praga é o renascimento do conceito de filmes de fantasia, trazido inicialmente por Harry Potter e O Senhor dos Anéis, e que gerou coisas como o não-estreou-e-eu-não-gostei Eragon e o desprezível Crônicas de Nárnia - O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa.

A lista não pára. Temos ainda as adaptações de quadrinhos, cujos bons resultados dá pra contar nos dedos do Lula, adaptações de livros (mas certo, nada a reclamar destas, muitos dos melhores filmes são boas adaptações de bons livros - e não, não estou falando de você, Código da Vinci), adaptações de games (por que diabos o Uwe Boll ainda é um membro livre da sociedade? Prendam esse cara logo!), prequels...

O cinema, já faz algum tempo, se tornou algo tão processado e artificial quanto a atual indústria musical MTVzada. Essa tendência, infelizmente, é perfeitamente cabível para a juventude de hoje, acostumada a receber informação e entretenimento assim, mastigado. A crise de criatividade, que nos impede de assistir grandes lançamentos realmente novos e criativos, é conseqüência disso. E a situação, infelizmente, só tende a piorar.

Enquanto isso, apelo para o cinema mais alternativo, para os "não-blockbusters" de Hollywood e para os clássicos. Agora tchau, que vou assistir Janela Indiscreta, do Hitchcock. Antes que alguém resolva refilmar!



Fontes de pesquisa para detalhes sobre alguns dos exemplos:
http://www.imdb.com
http://www.a-arca.com

7 Comentários:

Às sábado, dezembro 16, 2006 10:13:00 PM , Anonymous Anônimo disse...

Eu vi edukators (não sei se a versão nova ou a antiga, se é que a nova saiu já) e achei bom, mas do meio pro fim o filme perde um pouco o ritmo na minha opinião

E sobre esses filmes de fantasia, to nem ae, eu gosto de qualquer filme desse estilo, por mais clichê que seja . O cara pode ser um cavaleiro e salvar uma princesa de um dragão que tá otimo pra mim...

Falando nisso, fizeram uma adaptação daquele clássico de Richard Bach "Fernão Capelo Gaivota" e eu achei bem legal, me fez até reler o livro a pouco tempo, apesar de ser meio curtinho.

Ae Gloom finalmente alguém atualizou essa porra!

 
Às sábado, dezembro 16, 2006 11:12:00 PM , Blogger Pedro H. Reschke disse...

Hu, tou dando uns retoques no texto, tinha esquecido de citar que o remake de Edukators ainda tá sendo planejado :P Engraçado, pra mim exatamente a parte do meio pro fim do filme que foi a mais foda.

Filmes de fantasia eu também não tenho nada contra, mas a maioria dos épicos medievais e/ou de fantasia que tem saído é muito ruim. Tristão e Isolda, Rei Arthur, Cruzada, até Tróia e Alexandre, que não são medievais mas são épicos.

Fernão Capelo Gaivota é genial, livro e filme. ;]

 
Às domingo, dezembro 17, 2006 2:33:00 AM , Blogger Diogo/Fou disse...

GLUUUUUUUU!!! \o/
curti mto o post.

É real, E AINDA BEM QUE ALGUÉM CONCORDA COMIGO!!! Crônicas de Nárnia é DISGUSTING. Muito ruim, sem comentários.

Não vi edukators, mas já me disseram que é um bom filme e vou procurar por ele, mas um que eu sou apaixonado que é hollywoodiano mas é meio alternativo é Stay - A Passagem. É fenomenal, n sei se alguém já viu.

No mais, abraço!

 
Às terça-feira, dezembro 19, 2006 4:08:00 AM , Blogger Luiz Madeira disse...

Very good o texto. Realmente, a criatividade está por baixo. E quando lançam um filme, semrpe vem outro com o mesmo tema. Veja "O Ilusionista" e "O Grande Truque". Parece até disputa. A diferença é que, nesse caso, os dois filmes parecem ser bons.

VOlver é muito legal. O Labirinto do Fauno é soberbo. Acho que com o tempo daria pra acostumar o povo a ver algo diferente. Vi um argentino um dia, que esqueci o nome, muito bom porra. NUnca vou entender porque o povo não agunta ver filmes sem "TAM TAAAAM" ou "TRUTRUTRUTRUTRU TU TU" durante uma cena e outra...

 
Às quinta-feira, dezembro 21, 2006 8:07:00 PM , Anonymous Anônimo disse...

Direto do túnel do tempo :D
Gostei da sessão nostalgia com as imagens. Hail Mr. Mistério \o/

 
Às sábado, dezembro 23, 2006 3:15:00 AM , Blogger Luiz Madeira disse...

OMGM ORBAK COMENTANDO NO LUGAR ERRADO AHAHAUEHUEHEAE

 
Às domingo, dezembro 24, 2006 6:38:00 PM , Blogger Unknown disse...

Pois é aeuihaeuihaeui

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial