terça-feira, dezembro 19, 2006

Gerador de Nomes Aleatórios by TEN NAITO

Ficar sem internet por algum imprevisto sempre faz a pessoa sentada ao computador fazer uma coisa: explorar o seu HD. Como não é possível navegar pelos sites da internet, resta a opção de navegar pelo próprio disco rígido. É nesses momentos que você acha aqueles arquivos que nem sabia mais que tinha; acha aquele que nunca soube o que teve; e acha aquelas coisas dispensáveis, ou seja, ficar sem internet é bom para o HD, pois não há o que baixar, e sempre há o que deletar.

Pois então, num desses momentos sem internet, comecei a utilizar como browser o Windows Explorer. Vi que na pasta do Photoshop tinha exemplos bem interessantes, inclusive de ImageReady, programa que deletei porque achei sempre inútil (no meu caso, já que faz meses que mal uso o Photoshop, imagina usar o ImageReady). Também vejo que tenho pastas inúteis no Arquivos de Programas, de programas estúpidos que desinstalo mas deixam a sua pasta lá. Geralmente deixam logs, que não me tem utilidade alguma, ou o uninstall.exe. Acho músicas que nem sabia que tinha, e as deleto sem ouvir, para não correr o risco de gostar e assim ocupar mais espaço. Vejo a pasta do Download Mage, programa que serve para eu ver há quanto tempo tenho internet banda larga, pois o instalei no primeiro ou segundo dia. Como vejo? Assim. Aliás, recomendo para todos o Download Mage, excelente gerenciador, nada pesado, menos de um megabyte.

Também vejo diretórios como o C:\Arquivos de Programas\Arquivos Comuns, onde há pastas que não faço idéia da utilidade, mas cheia de arquivos, principalmente DLLs, então deixo quieto.

Outro lugar interessante é a pasta de arquivos recebidos do IRC. Entre as imagens há projetos de avatares, desktops sabe-se lá de quem, screenshot de show do AC/DC, screenshot de StarCraft, imagens de RPG Maker, exercícios de matemática, wallpapers que nunca usei, capas de CDs, piadas, fotos de pessoas aleatórias, ou não tão aleatórias, assinaturas do Quem Morreu? e avatar de gente do gueto. Entre outros arquivos, tenho dúzias de replays do Carom, sendo que a maioria nunca vi, jogos do Sr. Bigode, além de (in)utilitários em geral que nunca instalei.

Explorando o HD também acho um programa que nunca lembraria que existe, o FACE MAKER.

Enfim, se eu continuasse inumerando as inutilidades que acho no HD nas horas sem internet a lista não teria fim nunca. O que me fez postar aqui foi um programa que abri não necessariamente por causa da exploração, mas por causa do tédio mesmo. Se trata do incrível GERADOR DE NOMES ALEATÓRIOS by TEN NAITO.

No mundo do RPG Maker sempre teve um gerador de nomes, mas era muito limitado, e não costumava fazer coisas boas. Por isso, um grande programador e gênio das línguas, TEN NAITO, resolveu fazer o seu próprio programa. Retomamos o contato com o programa há aproximadamente um ano, quando começamos a fazer o novo MEMPHIS, que um dia sai. Não achamos o programa em lugar algum da internet, mas um doido aí (Xahwlywz) o tinha num CD de revista. O programa já foi utilizado aqui no QM?, nesse post do GuardianHalberd.



O tédio me fez explorar mais o programa, e até dar uma olhada em seu Leia-me. Pelo Leia-me percebo que o Ten Naito, assim como o criador de Memphis, leu muito gibi da Mônica quando criança: termina todas as frases com exclamação. Na verdade o TN não termina todas com exclamação, mas o dono da MASSACRE games não possui outra pontuação no teclado. Antes de falar do programa, farei mais alguns comentários sobre o leia-me.



Veja que o programa é avançadíssimo: O Windows Vista é a versão X (X < 9) do Windows, e o Gerador já está pronto para a versão 9 (comentário à la Sr. Bigode, diga-se de passagem).

Aqui o negócio fica normal em 800x600, ficando nada fora da tela.

Perceba o quão culto é TN, utilizando-se de uma mesóclise.

Mais abaixo vemos mais uma prova de sua intelectualidade, onde ele usa uma aportuguesação para a palavra 'fix'. Ou, o que eu acho provável, ele acha que essa palavra existe mesmo em português (nesse sentido) e usou normalmente. Lendo-se a frase com o sentido natural em português acaba surtindo uma ambigüidade engraçadinha, kekeke.

Agora vejamos a interface do programa.



1 - Mais famoso, primeiro e também único avatar de Ten Naito.

2 - Uma Ten Naito Produções. ???

3 - Jabá básico da Maker Universe, onde ele divulgou essa versão.

4, 5, 6 - As bibliotecas de línguas, que geram os belos nomes. É uma pena não terem saído novas versões, adoraria ver nomes aleatórios em coreano, persa, aramaico, pálavi, entre outros. A terceira biblioteca (6) é criada pelo próprio Ten Naito, mostrando mais uma vez sua sagacidade. Mais detalhes, ver o leia-me.

7 - Em todo e qualquer lugar que tem algo do programa ele fala que é freeware. Parece que quer que as pessoas fiquem tranqüilas ao usar o programa, afirmando toda hora que é gratuito.

8 - Ao invés de criar um menu Ajuda -> Sobre, Ten Naito inova colocando seus créditos (além de dizer que é freeware) na própria tela do programa, uma mensagem subliminar para ninguém esquecer seu nome.

9 - Clicando aí abre-se a janela onde pode-se 'gerenciar' os nomes escolhidos. Só dali você pode finalmente salvar os nomes e então copiá-los. Sendo que seria muito mais prático poder copiar os nomes já da tela onde eles aparecem. Então, você tem que ver o nome e digitá-lo em outro lugar. Mas alguns nomes valem esse esforço do item 9. Veja, por exemplo, alguns nomes criados em devanagari, com 7 sílabas.



Mas calma. Nem tudo é assim. É possível criar nomes legaizinhos para usar em seu jogo de RPG Maker, batizar seu gato, usar como nick para se camuflar em fórum, etc. Veja alguns razoáveis escolhidos por mim. Há de três bibliotecas: japonês, modo II e latim, todos com três sílabas.



No final das contas, o GERADOR DE NOMES ALEATÓRIOS VERSÃO BETA 0.9 BY TEN NAITO é um bom programa. É uma pena que não tenha saído novas versões (que eu saiba), e o Ten Naito desapareceu. Mesmo assim divulgamos este belo programa e esperamos que seja de grande utilidade para todos.

Onde baixar? Sobe aí e vai até o título do post. E o arquivo é um rar da pasta do GNAVB0.9BTN porque não tenho o instalador, então substituirei o link em breve.
Agradecimentos a SkyGuardian, única alma caridosa disposta a me redimensionar uma imagem às 3 da manhã.

6 Comentários:

Às terça-feira, dezembro 19, 2006 3:15:00 AM , Blogger TenTen disse...

Ok, nunca usei RPG Maker, mas me lembro, vagamente, de ter ouvido falar desse gerador de nomes.
Não sei o quanto isso é velho, mas parece que você procurou bem lá no fundo do baú mesmo! @@

 
Às terça-feira, dezembro 19, 2006 4:04:00 AM , Blogger Luiz Madeira disse...

EHhauheuae
Ver as pastas é uma diversão e tanto! ALiás, eu preciso fazer isso, meu pc tá lotado ¬¬

 
Às terça-feira, dezembro 19, 2006 8:25:00 PM , Blogger Pedro H. Reschke disse...

Erm, aqueles são os nomes USÁVEIS que você escolheu?

Mufucta?
Cecrebi?
Ofigre?
TLOFREU?!
Draeblobi?

iuoashuiahsihaeaseh

Mas o texto ficou engraçadão xD

 
Às quarta-feira, dezembro 20, 2006 10:06:00 PM , Blogger Chaulio disse...

e tudo graças ao animal aqui..

 
Às sexta-feira, dezembro 22, 2006 4:19:00 PM , Anonymous Anônimo disse...

Ahn? Quem morreu sendo atualizado de 3 em 3 dias? É o sinal do apocalipse! AAAAGH!

Muito foda o testo, koe.

 
Às sábado, janeiro 03, 2009 11:33:00 PM , Blogger tennaito disse...

Caramba.... nem sei se esse blogger ainda está ativo... mas foi muito bom rever (nesse post irônico e aparentando um certo sarcasmo) informações da ferramenta que havia criado a tanto tempo atrás!!

Não sabia que tinha tido tanta repercursão assim!!

Agradeço os elogios!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial